Morro da Mesa, um lugar pitoresco
Por Marcelo Botosso
Fotos Guilherme Gnipper
Quem viveu os anos 70 possivelmente tem alguma lembrança da série de TV O Elo Perdido. Nela sempre aparecia uma caverna cravada num paredão onde um dinossauro insistia em xeretar os humanos lá contidos. E não é que eu encontrei um lugar semelhante? É o Morro da Mesa, no sudoeste de Minas Gerais no distrito de Guardinha, com 1005 m de altitude e seu pitoresco topo plano. Considerado marco divisório entre São Paulo e Minas Gerais desde 1720, a elevação propicia um lindo visual com um exuberante pôr-do-sol sobretudo nos meses de maio. Curiosamente, no dia 3 desse mesmo mês, no ano de 1925, foi inaugurada uma capelinha lá em cima que até hoje corteja celebrações religiosas movimentando a fé da redondeza. Há também no topo um totem que indica a linha divisória entre os dois Estados, este instalado em 1936. Repleto de peculiaridades, o local é ideal para a prática do trekking, com um visual a se perder no infinito e a solidão que nos convida para a reflexão e o encontro com nós mesmos.
Quanto ao dinossauro... bem... encontrei um lagarto, mas era infinitamente menor que o lagartão d’O Elo Perdido.
Dica
Nenhum comentário:
Postar um comentário